End.: R. Jacob Luchesi, 2386. Caxias do Sul-RS
blog img

Válvulas automatizadas são aquelas onde o acionamento é feito de maneira automática, sem a necessidade de o operador acioná-la manualmente

Pode-se adotar uma válvula automatizada por diversos motivos, sendo o mais frequente quando o número de acionamentos é grande, mas também em casos onde o acionamento deve ser feito à distância porque o ambiente é insalubre, onde se necessita que a válvula seja acionada a partir de um sinal (temperatura, pressão, curso, etc.), em sistemas de segurança e diversas outras aplicações.

O conjunto básico da válvula automatizada é composto pela válvula, que é similar a uma válvula manual, porém sem alavanca, e o atuador onde ela é acoplada.

O atuador é o motor responsável pelo acionamento da válvula e pode ser pneumático, elétrico ou até hidráulico.

Além do conjunto válvula + atuador, geralmente utilizam-se válvulas solenoide nos atuadores pneumáticos, com o intuito de direcionar o fluxo de ar para abertura e fechamento, e uma grande gama de sensores de fim de curso e posicionadores que enviam sinais para o computador lógico programável do sistema de automação.

Nos parágrafos a seguir, falaremos mais especificamente das válvulas automatizadas com acionamento por atuadores pneumáticos (dupla ação e retorno por mola) e por atuadores elétricos.

Atuadores Pneumáticos: Dupla Ação e Retorno por Mola

Os atuadores pneumáticos são acionados com ar comprimido e o modelo mais usual é o tipo Pinhão e Cremalheira. Neste atuador, o movimento linear de dois pistões acoplados a um eixo gera o movimento rotativo da válvula.

Contudo, há outras formas construtivas de atuadores pneumáticos, como por exemplo o atuador de diafragma, onde a pressurização de uma membrana flexível realiza o acionamento linear da válvula (por exemplo: em válvulas de controle onde o acionamento é linear e não rotativo) ou ainda os atuadores do tipo Scotch Yoke.

Apesar das variações nos projetos dos atuadores, os modelos geralmente possuem duas versões quanto ao tipo de acionamento:

  • Atuador Dupla Ação: neste tipo de atuador a pressão de ar comprimido gera o movimento em ambos os sentidos, ou seja, é necessário aplicar ar comprimido para abrir a válvula assim como para fechar;
  • Atuador Retorno por Mola: neste tipo de atuador a pressão de ar comprimido gera o movimento em um dos sentidos e no outro sentido uma mola aciona a válvula. A configuração mais usual é a mola realizar o fechamento da válvula – chamada de NF (Normal Fechada), mas também há casos onde a mola deverá realizar a abertura da válvula – chamada de NA (Normal Aberta).

Atuadores com retorno por mola geralmente são utilizados onde se necessita garantir o acionamento em um dos sentidos mesmo que não haja ar comprimido ou sinal elétrico. Por exemplo: em uma linha com fluido inflamável é comumente adotada a posição NF, para que em uma situação de emergência mesmo sem ar comprimido ou sinal elétrico as molas assegurem o fechamento da válvula e evitem quaisquer vazamentos do fluido.

Atuador Pneumático

Atuadores Elétricos

Nos parágrafos acima, explicamos um pouco sobre os atuadores pneumáticos, que são movidos através da pressão do ar comprimido. Entretanto, nem sempre haverá disponibilidade de ar comprimido no ponto onde a válvula está instalada. Para atender estas aplicações, há os atuadores elétricos.

Estes equipamentos consistem basicamente em um motor elétrico e um mecanismo para reduzir a rotação que sai do motor e realizar o acionamento da válvula com uma velocidade menor, além de sensores para indicar o número de voltas ou o atingimento do fim de curso tanto durante a abertura como fechamento. Versões mais elaboradas podem incluir inversores de frequência, sensores de ângulo e torque, etc.

Outra vantagem dos atuadores elétricos é que dependendo de sua configuração eles permitem o acionamento multivoltas (por exemplo, para válvulas gaveta).

Há uma grande variedade de opções para atuadores elétricos, podendo ser divididos por tipo de acionamento (por exemplo: 1/4” de volta ou multivoltas), fase (por exemplo: monofásico ou trifásico), corrente (por exemplo: contínua ou alternada) ou ainda voltagem (por exemplo: 24, 110, 220 ou 380V).

Válvulas automatizadas é um assunto um pouco mais complexo do que válvulas manuais, e para a escolha do atuador correto devem ser consideradas diversas questões referentes à aplicação e rede de ar comprimido disponível. Entre em contato conosco, nossa equipe técnica está à disposição para lhe auxiliar nesta questão!

Válvulas Automatizadas com Atuador Elétrico
Abrir Conversa
1
Olá, 👋
Como podemos lhe ajudar?